• PIBJPA | Devocionais

A lição de Barnabé


Então Barnabé, tomando-o consigo, levou-o aos apóstolos e lhes contou como no caminho ele vira o Senhor e que este lhe falara, e como em Damasco pregara corajosamente

em nome de Jesus."     At 9.27



​Lembram-se de ontem, da história de Ananias? Hoje temos Barnabé, um outro tipo com o mesmo dom: apoiar. No verso anterior, lemos que Saulo "...procurava juntar-se aos discípulos, mas todos o temiam, não crendo que fosse discípulo." Aí aparece Barnabé, homem cheio de temor e fé, homem de Deus".

​A igreja, enquanto grupo de pessoas num local, corre o risco de tornar-se uma cidadela impenetrável, ou quase. Redimidos sim, mas ainda caracterizados por nossa humanidade, querendo ou não, podemos buscar associação ligados por laços de identificação por peculiaridades pessoais. Isso é uma realidade que precisa ser trabalhada.

​Eis que, "olhando para o último banco" viram  aquele Saulo. Aquele que havia causado males sem conta. Ainda estava na memória recente o seu consentimento na morte do querido diácono Estêvão, homem de fé e prodígios.

​Barnabé usou sua convivência na igreja e apoiou o recém chegado Saulo. Depois disso lemos: "E andava com eles em Jerusalém, entrando e saindo. Barnabé fez a diferença. Que lição!


Pr. Elias Werneck


Oração.png

Filiada às convenções

CBBbranco.png
CBCbranco.png

© Primeira Igreja Batista em Jacarepaguá 2020