"Estai preparados e acendei as vossas candeias;" Lc 12.35
A citação bíblica está ligada ao assunto da segunda vinda de Cristo, mas no texto anterior o assunto é a excessiva preocupação com a vida, ou, a pessoa que não se preocupa com a eternidade, isto é, sua própria eternidade.
Nossos calendários ou nossos relógios, não conseguem precisar esse acontecimento máster que é a volta de Jesus. Há um critério: estar preparado. Penso que aí muitos de nós estamos divididos quanto ao que deva ser esse preparo.
Há os que se isolam, e optam por uma vida conduzida por valores tão somente místicos. Condena tudo e todos ao seu redor. Nosso texto fala que o que será considerado pronto, aprovado, é o que se põe a serviço, se conduz de modo vigilante e de bom testemunho do que crê no confronto com a vida prática, isto é, o desenrolar das demandas da vida.
Os dois parâmetros, deixados para nossa referência, é que o temente a Deus há de ser sal e luz. Ser preparado e estar vigilante, é temperando, iluminando e isso nos põe numa vida de ação.
Não é o repouso que nos espera, antes é o cabo do arado, e olha: sem olhar para traz. Mas isso não assusta porque nesse exercício não estamos sozinhos. Aquele que virá, já está conosco por seu espírito e nos inspira para a vitória. Pr. Elias Werneck
Comments