• PIBJPA | Devocionais

Discípulos mal conectados


"Então ele lhes disse: Ó tolos, que demorais a crer no coração em tudo que os profetas disseram!" Lc24.25



​Esse texto está no diálogo de Jesus com os dois discípulos que voltam, no domingo, para Emaús, após a  crucificação de Jesus.

​Voltavam desanimados, desapontados porque a expectativa que tinham (errada) não fora confirmada: "...esperávamos que fosse ele o que traria a redenção de Israel..." Conviveram com Jesus por três anos, pelo menos, e, de tudo que ouviram, entenderam muito pouco.

​Eles tinham uma ideia preconcebida e, tudo o que viram e ouviram, como que, passava por esse tipo de filtro, formando, assim, um juízo equivocado acerca de Jesus e sua missão. Que grande perigo!

​Qual o problema? Jesus dá o diagnóstico: "demorais a crer no coração", isto é, ouviram tudo o que Jesus havia ensinado e não esta-beleceram ligação inteligente com o que os profetas ensinaram.

​Corremos grande risco, quando medimos e avaliamos de  modo preconcebido. Outro grande risco é o de sermos apenas ouvintes, sem estabelecermos uma ligação significativa com o que nos foi ensinado. Haja cuidado no estabelecimento das nossas conclusões.


Pr. Elias Werneck


Oração.png

Filiada às convenções

CBBbranco.png
CBCbranco.png

© Primeira Igreja Batista em Jacarepaguá 2020