"Ana, por que choras? Por que não comes? Por que o teu coração está tão triste? Não sou melhor para ti do que dez filhos?" 1Sm 1.8
Maio termina hoje e concluímos essa abordagem sobre a família. Foram vinte e oito textos, divididos entre: a desonra, os ingredientes da família aprovada e ferramentas de conquista. A última ferramenta ficou para hoje e a aprendemos com a família de Ana, Elcana e Penina.
Essa constituição familiar, tolerada naquele tempo, não representa o padrão que Deus constituiu e aprovou.
As perguntas que o esposo Elcana faz à sua esposa Ana, bem demonstram a sua intenção de buscar razão do seu sofrimento e indicam uma preocupação saudável.
Chegamos à vida familiar portadores de nossas características individualizantes e geramos filhos que serão o resultado disso, mais a influência do ambiente onde existimos. O que aprendemos: precisamos, continuamente, revisar nossos procedimentos e, principalmente, estar atentos uns para com os outros a fim de notar, como cada um vai vivendo. Tradução: precisamos notar como vai o outro componente da vida familiar e, quem sabe, será necessário realinhar alguma coisa. Cada um é importante para o outro e vale o "investimento" chamado atenção.
Não se acanhe de fazer revisões. Só ajuda!
Pr. Elias Werneck
Comments