"Assim diz o SENHOR Deus: Já basta, ó chefes de Israel; afastai a violência e a opressão e praticai a retidão e a justiça; deixai de desapropriar o meu povo, diz o SENHOR Deus." Ez 45.9
Como se sabe, Isaias escreve antes de chegar o cativeiro Babilônico, mas ele olha a sua sociedade e a vê completamente entregue a práticas injustas e de grande opressão.
Lendo depoimentos como este se pode entender melhor quando ele diz: "...sou um homem de lábios impuros e habito no meio de um povo de impuros lábios" é isso que Ezequiel vai escrever depois.
Parece um texto escrito para os nossos dias. Vemos em nossa sociedade, violência praticada em grau superlativo; vemos um estado de opressão e domínio que reduz drasticamente os espaços de vida.
Percebe-se a prática da injustiça e o jogo de interesses com fins de alta lucratividade, fichas marcadas. A vida ética é objeto de escárnio e os que a praticam vivem isolados e desconfortáveis.
Precisamos clamar por justiça e estabelecer um compromisso de sermos ministradores do direito, de modo que o desfavorecido não se veja na contingência de mendigar seus direitos básicos de vidaJá basta: 1) mendigar seu sustento; 2) ser desapropriado
basta! Coragem. Pr. Elias Werneck
Comments