• PIBJPA | Devocionais

Lições do passado


"Meu povo, escutai meu ensino, inclinai os ouvidos às palavras

da minha boca".  Sl 78.1



​Não por mera coincidência me chamou a atenção esse início do Salmo, e mais ainda noutra tradução, que também uso, que diz: "Escutai a  minha lei, povo meu..." Isso está em sintonia com as duas últimas reflexões

​Aqui, todavia, tem o sentido de que o povo deveria viver no presente ao sabor da lições do passado. É um salmo histórico, tanto quanto o 105, 106 e 135, sendo esse o maior.

​Diz-se que "a História é a mestra do saber". O passado, realmente, devia ser olhado como fonte relevante para as tomadas de decisão do nosso presente.

​O povo de Deus não devia despreender-se da rica vivência com Deus no seu período do deserto, da condução dEle na conquista da nova terra. Tanto quando devia aprender com os patriarcas e juízes que regeram a vida passada.

​O passado continha erros e acertos. Não nos é diferente hoje. É um grande risco romper infantilmente com o passado. Dele podem advir lições de grande relevância. E aí? Seu passado, o que lhe ensina?                                                                           Pr. Elias Werneck


Oração.png

Filiada às convenções

CBBbranco.png
CBCbranco.png

© Primeira Igreja Batista em Jacarepaguá 2020