"E Abrão creu no SENHOR; e o SENHOR atribuiu-lhe isso como justiça. Gn 15.6
É nesse capítulo que, pela primeira vez, a fé é mencionada. Abrão tinha então 85 anos e nenhum filho. Ele tinha, todavia, a promessa de Deus e creu nessa promessa.
Três palavras sobressaem: "creu","imputada" e "justiça" e elas fazem parte do contexto da fé salvadora. É isso, pois em todos os tempos a salvação fora oferecida aos homens sobre a base da fé.
Não se pode negar que, virando a página, no capítulo 16, temos um Abrão "manquitolando", adotando um expediente humano para a chegada do filho da promessa e nasceu Ismael.
Deus foi bondoso com ele e não lhe retirou o prometido, porque via o seu coração e, pela presciência, Deus sabia em que ele haveria de se tornar.
É isso, Deus está olhando para nossa fé. Deus prefere que não vivamos "vales" e "montanhas" em nossa vida cristã. Abrão realinhou-se com Deus e tornou-se o belo exemplo que examinamos e aspiramos.
Os que cremos, recebemos o perdão e a justiça de Deus que veio e nos declarou livres do pecado e de suas consequências. Isso é pela fé. Pr. Elias Werneck
Comments