PIBJPA | Devocionais
O que é preciso devolver ao meu próximo hoje ?
Se vires extraviado o boi ou a ovelha do teu próximo, não serás omisso em relação a eles; tu os reconduzirás sem falta ao teu próximo." Dt 22.1
Não estranhe o texto! Ele tem sentido para hoje. Vejamos.
O título que temos nesta passagem bíblica é: O cuidado com o próximo. Este verso está preso a uma lista de recomendações sobre proteger o direito do próximo e isso tem todo sentido para hoje, principalmente quando vemos o aviltamento do direito desse próximo
Dar o direito do próximo é respeitá-lo e é o que não se faz. Claro que na cidade onde estamos, não é o boi ou ovelha, que temos de devolver, mas esse que é o nosso próximo, é aquele que Jesus mandou amar como a nós mesmos.
Devolver o que é seu de direito é a menor parte a ser cultivar na relação, porque antes vem a compreensão de que esse com o qual nos defrontamos, precisa ser considerado com o mesmo valor que nos consideramos a nós mesmos.
Vamos nos perguntar, formulando uma espécie de metáfora: o que preciso devolver ao meu próximo hoje?
Mudando de assunto: hoje é nossa palavra de número cem. Tem sido um prazer falar com vocês.
Pr. Elias Werneck