"Quando Herodes viu Jesus, ficou muito contente, pois desejava vê-lo havia muito tempo, por ter ouvido falar a seu respeito. E esperava vê-lo realizar algum sinal." Lc 23.8
Este texto nos mostra alguém que não levava Jesus a sério. Isso é um perigo e esse sentimento pode estar no coração de muito mais gente do que se imagina.
Herodes, que governava a Galiléia, de onde Jesus era, estava em Jerusalém para festa da Páscoa. Pilatos, a autoridade Romana, querendo fazer "média", manda-lhe Jesus, também porque os galileus eram tidos por sediciosos.
O texto fala de uma alegria em ver a Jesus. Perigosa essa alegria, que era a de quem tem curiosidade sobre Jesus e não reconhece a sua soberania.
Há grandes riscos de encontrarmos hoje pessoas assim, seguem a fé por motivos de segunda categoria, motivos passageiros ou por interesses falsos, alguns imediatistas.
Nenhum seguidor de Jesus serálevado a sério e não será atendido se não tomar sobre si a sua cruz e segui-lo com a submissão que Herodes estava longe de possuir. Vale refletir: quais são os motivos que aninhamos em nosso coração? Haja cuidado.
Pr. Elias Werneck
Commenti