"Eu sempre vos amei, diz o SENHOR. Mas vós perguntais: De que maneira nos tens amado? Por acaso não era Esaú irmão de Jacó?, diz o SENHOR.
No entanto, amei Jacó" Ml 1.2
O próximo verso vai ser ainda mais forte, isto é, além dessa palavra, "amei Jacó", nos diz:"...e rejeitei Esaú." Na verdade o que temos aqui é que Deus escolheu a linhagem de Jacó para seguir com sua revelação. Outra coisa a destacar é que essa "rejeição", nada tinha a ver com seu destino eterno.
Retornando para o contexto histórico. No momento dessa profecia, crescia entre o povo uma dúvida acerca do amor de Deus por eles, em face de algumas dificuldades que estavam enfrentando.
Deus não é inconstante: ama e ama mesmo! Diferentemente do que, por vezes praticamos, quando circunstâncias esfriam nosso sentimento em relação aos que nos rodeiam. Deus vê além das circunstâncias. A grande verdade era que Israel havia deixado de amar a Deus.
Nosso adversário tem muito interesse em semear essa dúvida. Ele sabe que um coração em dúvida, inseguro, é terreno fértil e ele não perde oportunidade.
"Não importam as circunstâncias, não, não, não". É isso que cantamos e que precisa fazer parte de nossa teologia, isto é, fazer parte de nossas melhores convicções.
Pr. Elias Werneck
Comments