"Estas ouvem a minha voz, eu as conheço, e elas me seguem". Jo 10.27
"Que doce voz tem meu Jesus, voz de amor, tão terna e graciosa", é assim que começa o hino que cantamos. Mas ouvir essa voz é também entender e atender quando diz: "Vós sereis meus discípulos se fizerdes o que eu vos mando".
Corremos o risco de viver uma vida cristã de encantamentos sem viver, essa mesma vida cristã, com responsabilidade, retidão e compromisso. Tomar cada dia a cruz de Cristo é, também, parte da obediência à essa voz.
Vida cristã autêntica contém promessas e advertências. Promessas e prestação de contas. Alguém, olhando para essa palavra de Jesus, nos ensina que, a voz de Jesus é, a) poderosa, b) convence, c) dá vida, d) convida, e) consola, f) guia e g) pede.
Mas, tudo isso, e muito mais, passa por um momento inicial absolutamente básico: "ouvir" e isso compreende obedecer. É a condição indispensável para que possa decorrer todos os benefícios.
Começamos falando no hino que cantamos, podemos encerrar com outro: "Crer e observar...". Essa é a soma correta. Vida cristã não é um exercício de contemplação apenas, compreende vida de compromisso.
Pr. Elias Werneck
Comments