PIBJPA | Devocionais
Agora, somos de outro reino
Saindo dali, Jesus viu um homem chamado Mateus, que estava sentado na coletoria, e disse-lhe: Segue-me. Ele se levantou e o seguiu. Mt 9.9.
Mateus não é um nome muito citado nas atividades desenvolvidas pelos discípulos de Jesus, mas ele estava lá. Se não o vemos citado, uma coisa muito bem aceita é que ele é o autor do texto que leva o seu nome, e isso é muita coisa.
O ofício que exercia era indesejável, na verdade, odiado pelos seus compatriotas. Ser um publicano era estar a serviço do império invasor e, mais do que isso, era ter a possibilidade de sobretaxar as cobranças e auferir muito dinheiro. Ser publicano era quase sinônimo de ser rico de forma indecente.
Mas, assim como sucedeu a Zaqueu, certamente sucedeu a Mateus. Aliás, quando Jesus o chama, temos alguém deixando o Império Romano e entrando no Reino de Jesus e, se admitidos, pele fé, nesse reino, eles e nós, buscamos as coisas que são do alto.
Duas coisas: mesmo que nosso nome não seja muito, ou nada citado, fomos chamados para servir, então, sirvamos. Outra coisa: tudo que fizermos, façamos de coração limpo.
Atenção: faltam poucos dias para nosso aniversário.
Pr. Elias