"Disse-lhes então: Dai a César o que é de César, e a Deus o que é de Deus." Lc 20.26
Essa passagem bíblica nos traz ensinamento sobre diversos assuntos e é encontrada em Mateus e Marcos também, mas Lucas traz um detalhe acerca do motivo verdadeiro dos seus interrogadores: "...para entregá-lo à jurisdição e poder do presidente."
Tementes a Deus, precisamos estar alertas às perguntas e questionamentos que, nem sempre, são para crescimento de quem pergunta e sim para nos apanhar em dubiedades.
Jesus não ensina aqui que não se pode servir a Deus quando se serve ao Estado. Ele não ensina que o sagrado e o secular são incompatíveis. Nossos deveres cristãos e civis não devem chocar-se; temos obrigações perante a lei divina e perante a lei humana.
Tivemos na história da revelação bons exemplos de quem esteve a serviço do Estado e não se corrompeu, antes foi instrumento de justiça e prosperidade, porque andou com integridade.
Há algo que precisamos ressaltar: no serviço ao Estado também precisamos ser sal e luz e há quem diga, também concordamos, alí é um território de muita necessidade de tempero e clareza. Que Deus nos use.
Pr. Elias Werneck
Comments