"O homem, nascido da mulher, tem vida breve e cheia de inquietações." Jó 14.1
Em todo esse capítulo Jó estabelece uma conversa com Deus, ou faz uma oração a Deus quando ele trata da brevidade e fragilidade da vida humana, como também ele suplica o favor de Deus.
Dois fatores ressaltamos aqui: "tem vida breve" e "cheia de inquietações". Do conjunto das suas ideias, sabemos que ele tinha convicções estáveis, seguras, sobre um estado de ressurreição. Adiante, nesse capítulo, ele faz uma pergunta que não é dúvida, é recurso de linguagem, quando pergunta: "Morrendo o homem, porventura, tornará a viver? " Ele estava certo do que cria, ele diz, adiante:
"...fora da carne verei a Deus".
O outro fator, "cheia de inquietações", certamente se refere não só ao que ele está passando, como também está revelando que, a vida do temente pode passar por perseguições, injustiças, pobreza, pouca saúde e aflições seguidas ou não. Mas há algo maior e é isso que embala a resistência, que produz estabilidade no correr desse trânsito.
É a sua visão de futuro que sustenta o seu presente, mas não o impede de rogar a Deus. Ter certeza do futuro não impede de buscar dias melhores por meio de recursos que advenham de Deus.
Pr. Elias Werneck
🙌🙏😍