"Vai à família dos recabitas e fala com eles; leva-os à casa do SENHOR, a uma das salas, e oferece-lhes vinho para beber. Jr 35.2
A história dessa família é a prova de que obedecer tráz beneficios. Há mais de duzentos anos, um ancestral, fizera recomendações e, nesse momento da história de Israel, eles ainda eram obedientes. Tornaram-se exemplo para o desobediente povo de Israel.
Em família, temos muitas coisas a obedecer, se queremos ver a vitóriafamiliar. Uma coisa notável, entretanto, é que nossa obediência não é resultado de uma tirania que possa ser exercida sobre os componentes, senão que é um comportamento lastreado no amor.
É o amor que sustenta a fidelidade, o perdão, a bondade, a compaixão, o zelo, o amparo na velhice. Faz suportar as diferenças de nossas personalidades, as diferenças históricas dos pais formadores e dos filhos com suas características individualizantes.
É o amor que sustenta o repúdio aos preconceitos, de modo a formar uma vida de comunhão, ainda que alguns cheguem ao pós-doutorado e outros fiquem longe disso, emboraprocedentes de quem não tenha qualquer diploma na parede.
Se é amor que tudo sustenta, então, sustentemos o amor.
Pr. Elias Werneck
Comments