"Porque eu sou o SENHOR vosso Deus. Portanto, santificai-vos e sede santos, porque eu sou santo, e não vos contamineis com nenhum animal
que rasteja sobre a terra," Lv 11.44
Em meio a tantas regras e orientações que parecem apenas pertinentes ao povo hebreu, estabelecendo-se em meio povos pagãos, encontramos recomendações que transcendem o tempo e chegam ao nosso momento. A recomendação desse texto é uma dessas verdades a todos.
A recomendação vem no contexto do cuidado alimentar e pode bem significar zelo pela saúde, considerando a impropriedade de algum animal, talvez ainda desconhecido para eles. Todavia, essa recomendação ajudava Israel a permanecer como um povo especial, separado daquela sociedade ímpia.
Buscando estabelecer uma relação com o novo Israel que somos nós, os salvos e recriados em Cristo Jesus, vale perguntar, o que temos ao nosso redor, que devemos evitar, caracterizando-nos como um povo separado? Ou será que temos receio de ser um povo separado?
Aprendo nesse texto que, cristão hoje, preciso diferir dos que me rodeiam e se não são os animais proibidos, preciso descobrir em que devo ser diferente. Mas tenho, temos, de ser diferentes.
Faltam só dois dias para nosso culto de 98 anos. Que alegria!
Pr. Elias Werneck
Opmerkingen