top of page
DevocionaisLogo.png
  • Foto do escritorPIBJPA | Devocionais

Vigilância é a solução


"...Pequei gravemente no que fiz, mas agora te peço que perdoes o pecado do teu servo, ó SENHOR; porque fui muito irresponsável no que fiz."   2Sm 24.10b


 

Não temos espaço para discutir o contexto quando ocorre essa oração de Davi, mas podemos apontar em que consistia, isto é, o centro do pecado de Davi. Em outras palavras: qual foi, aqui, o pecado de Davi?

Havia critérios rigorosos para que se executasse a contagem do povo e Davi desprezou, "passou por cima", isso mostra que ele foi movido pelo orgulho, desobediência e blasfêmia.

Disso decorre que ele foi movido pela soberba por super valorizar sua liderança de um povo numeroso e poderoso. Daí não foi difícil um estado de auto-exaltação e vaidade pelas grandes realizações e expressivo poder.

"Davi estava se gloriando na capacidade humana e nos grandes números, ao invés de gloriar-se no poder e justiça de Deus."

Todos nós, em nossas esferas de vida, claro, diferente da peculiaridade desse caso, também corremos o risco de entrar por essecaminho e desagradar grandemente a Deus. Haja cuidado. Davi e o povo sofreram a reprovação do Senhor. Nós podemos evitá-la, qual o caminho? Manter absoluta vigilância e espírito de oração.  


Pr. Elias Werneck


Oração.png
bottom of page