29/11/2019
"O Senhor está perto de todos os que o invocam, de todos os que o invocam em verdade." Salmos 145.18
Cada verso desse salmo se inicia com uma letra hebraica assim como alguns outros, sendo o mais conhecido o 119. Ele se constitui num hino de louvor que celebra o caráter de Deus.
Esse verso dezoito faz uma declaração extraordinária, a de que Deus está perto e isso quer dizer que Ele não criou todas as coisas e as deixou girando por sua conta e risco. Deus não abandonou sua obra. Ele criou, sustenta e dirige, e faz movido por um santo amor.
É muito precioso ao nosso entendimento ter esta convicção porque dá sentido e conforto ao nosso enfrentamento. Refletir sobre isso me leva à experiência do profeta Elias no monte Carmelo e o desconforto dos seguidores de Baal. Gritaram desde a manhã até ao meio dia e seu deus deles não os ouviu. Ao profeta, bastou uma fala e Deus se manifestou em todo o seu poder.
Esse é o Deus que está conosco e nos ouve quando "nossa boca e nosso coração concordam", isto é, quando O invocamos em verdade. Se você anda gritando muito ultimamente, e Deus não mudou, pode ser que não haja verdade em seu clamor.
Pr. Elias Werneck
Comments