25/10/2019
"Naquele dia, o Senhor, o Senhor dos Exércitos, vos convidou a chorar e a prantear, a rapar a cabeça e a vestir panos de saco; mas,[...] Comamos e bebamos, porque amanhã morreremos." Isaías 22.12-13c

Os capítulos 17 a 22 de Isaías parecem ser aquele texto que não tem muito a dizer aos nossos dias. Esses capítulos tratam de sentenças proferidas contra nações ao redor de Judá e que estavam contaminadas pelo seu pecado. No trecho que selecionamos, a advertência era dirigida a Judá.
O mesmo Yahweh, o Senhor dos Exércitos, que permitiu a destruição das nações vizinhas, ordena a Judá que entre em lamentações e arrependimento. No entanto, ao invés de atender, promovem o "Comamos e bebamos" numa total irresponsabilidade e descaso para com Deus.
Aí, como sabemos que com Deus não se brinca, vem o verso 14 e o profeta diz que o Senhor segredou-lhe a sentença que aplicaria: "Certamente esta maldade não será perdoada até a vossa morte, diz o Senhor"
Precisamos aprender a lição: Hoje o Senhor nos convida ao arrependimento dos nossos feitos maus, pois dia, naquele dia, o último dia, vem a recompensa. Vidas mal vividas é igual a destruição.
Pr. Elias Werneck
Commentaires