top of page
DevocionaisLogo.png
  • Foto do escritorPIBJPA | Devocionais

Fé e razão

23/11/2019


"Por isso mesmo, empregando todo o vosso esforço, acrescentai a virtude à vossa fé, e o conhecimento à virtude." II Pedro 2.5

 

O que se tem nesse verso segue nos dois próximos, mas aqui temos uma "soma" interessante de ser pensada: fé + virtude + conhecimento. Se não fosse muito forte de dizer, se poderia afirmar que temos aqui uma espécie de antídoto contra a religião isolacionista, isto é, propostas religiosas que alienam seus seguidores.

Servir a Deus (fé) não deve vir sozinho em nossa vida, o temente precisa de vida virtuosa, isto é, vida regrada por princípios éticos e precisa de desenvolvimento racional. É bem nesse caminho que o mesmo Pedro nos manda estar preparados para explicar a razão de nossa fé. Pode ser que nos seja difícil somar o que se diz neste verso bíblico como se fossem parcelas, mas não deveria ser compartimentos isolados na vida de quem teme a Deus.

Precisamos nos estimular, tanto como fé individual ou como fé coletiva, a buscar o bom entendimento do que cremos e a viver uma existência regrada pelo bom comportamento moral diante da sociedade onde vivemos. Fé e razão não precisam ser parcelas antagônicas, podem ser intercomplementares.


Pr. Elias Werneck


Oração.png
bottom of page